Notícias

RETROSPECTIVA DE JANEIRO NO LABORATÓRIO DE TEORIA

Iniciamos o ano com várias atividades e difusão de conhecimento no Laboratório de Teoria!

Inauguramos o Grupo de Leitura Origens e Estruturas Patriarcais, tivemos ciclo 2 do Grupo de Leitura Autoras Lésbicas Brasileiras e recebemos convidadas ativando ideias para temas da ficção.

“A criação do patriarcado” de Gerda Lerner (1986) foi o livro lido em três encontros no grupo Origens e Estruturas Patriarcais. Tivemos a possibilidade de nos aprofundar nas explicações da historiadora austríaca sobre possíveis origens para o sistema patriarcal que persiste até os dias de hoje. O território pesquisado foi a Mesopotâmia e a data, entre 6 e 3 mil anos antes da Era Comum (a.E.C.) até aproximadamente o início de nossa era. Devido à importância da obra, o livro será sendo lido em ciclos posteriores neste ano, acompanhe!

No ciclo 2 do Grupo de Leitura Autoras Lésbicas Brasileiras, lemos e debatemos o livro “Vivências Lésbicas Desfem”, de curadoria de Sheila Costa e Isabela Aroca Silva (2024). Trinta e cinco autoras assinam a obra, com relatos, análises, poesias e crônicas abordando a experiência de mulheres lésbicas brasileiras permeadas pela crítica à feminilização. O livro é um marco neste momento histórico, que vem debatendo o tema no meio de mulheres lésbicas através da proposição de novos termos e ideias, a exemplo de “desfem”, “não-feminilização” e “desfeminilização”. Um livro que soma ao cenário atual de debate, porém, ainda com poucos livros sobre o assunto. O livro pode ser adquirido com Tesouras Produções: @tesouras.producoes

No terreno da ficção, abrimos uma lista de interessadas para o Grupo de Leitura e Escrita de Ficção. A proponente Lisiane Danieli também contribuiu com quatro listas de indicações de obras ficcionais escritas por mulheres, nos gêneros: romance, poesia, crônica e história em quadrinhos. As dicas podem ser conferidas no perfil do Instagram e em breve serão publicadas no site.

Acompanhe as novidades no Instagram @laboratoriodeteoria e na nossa lista de transmissão pelo WhatsApp, o link para entrar está na bio do perfil.

Leia mulheres!

Dúvidas, escreva para nossa DM @laboratoriodeteoria ou WhatsApp: (19)98253-8549